Na despedida do verão, uma caminhada básica na companhia de amigos franceses na trilha ao Point Sublime nos Alpes Maritimes.
Certamente, um local com uma paisagem única, que serve de estímulo para entrar no outono com o pé na trilha e em plena disposição física, depois de maior parte do verão sem caminhadas.
Um verão 2024, que deixou a desejar, com um tempo instável, que variou de um extremo a outro,
apresentando dias de intenso calor e alto índice UV e outros de chuva, vento e relâmpagos,
sendo arriscado para caminhar nas florestas e montanhas.
Trilha Point Sublime
O acesso à trilha Point Sublime é assim que passa a Pont de Berthéou na estrada D2202,
entre as pequenas cidades de Daluis e Guillaume, onde um pequeno recuo é o estacionamento.
Em todo o trajeto da trilha é possível apreciar a beleza singular da Gorges de Daluis, considerada o Colorado niçois, e as belas montanhas dos Alpes francês.
Vista da Caminhada à Point Sublime
Antes de tudo, é uma caminhada em marcha-ré à milhões de anos, através da geologia, geografia, fauna e flora.
Dessa forma, em todo percurso, existem painéis explicativos, que nos permitem um passo a passo na origem do cenário deslumbrante que hoje podemos apreciar.
Seguramente, é um verdadeiro aprendizado, in loco, para todas as idades.
Ao longo desse trajeto pisamos e pudemos admirar rochas que têm origem na era primária (Paleozoica).
A sua magnífica cor de vinho, resultante da oxidação do ferro, em contraste com o verde da vegetação dá um colorido especial ao local,
cortado de ponta a ponta no fundo do precipício pelo azul esverdeado das águas do Var.
A reserva da Gorges de Daluis possui mais de 70 espécies de minerais já identificadas.
Além disso, tem uma fauna e flora específica, sendo um caracol típico dessas rochas seu simbolo.
Trilhas ao Point Sublime bem sinalizadas
Sinalização da trilha ao Point Sublime
Com a vantagem ser ser uma trilha bem sinalizada e considerada fácil, com desnível positivo de cerca de +260 e negativo de – 270, cujo ponto mais alto a atingir é de 962 metros.
Mas se tratando de montanhas, todo o cuidado é pouco, portanto, é importante não se deixar distrair pela beleza do local e manter sempre um olhar atento onde pisar.
No caminho, passamos por ruínas de uma cabana transformada em ponto de observação, antes de atingir o belvedere, o Point Sublime.
Ao alcançar esse ponto mais alto, montanhas belíssimas nos aguardam e uma vista panorâmica que faz esquecer qualquer momento que as pernas quiseram fraquejar e a respiração ofegar.
No meu caso, eu identifiquei montanhas já percorridas e pude deixar meu pensamento caminhar entre aventuras inesquecíveis que fez meu coração palpitar nos montes Saint-Honorait e Mounier
ou descobrindo parte do leito do Var, que, do do Point Sublime, parece um filete d’água que cava seu percurso no estreito e sinuoso espaço entre imensos paredões de rochas vermelhas.
Montanhas belíssimas e uma vista panorâmica nos aguardam
Também do belvedere, podemos avistar buracos nas rochas que são antigas minas de exploração de cobre.
Algo incrível de acreditar por mais que tente imaginar como, em épocas remotas, eram capazes de realizar tal trabalho em um verdadeiro precipício, sem os equipamentos sofisticados que dispomos atualmente .
Uma incógnita que paira no ar.
A vontade é continuar a observar cada detalhe da arte natureza, embora entrecortada pelas estradas da civilização que de longe parecem perfeitamente se integrar a paisagem,
mesmo que, por vezes, e a tal distância, o barulho da modernidade quebre o silêncio purificador da mata.
Mas nada que diminua a beleza dessa fantástica caminhada que nos faz finalizar com a certeza de querer retornar.
Distante cerca de 90km de Nice,sem dúvidas a Point Sublime é uma trilha a ser incluída na lista de lugares a conhecer nos Alpes Maritimes francês.
Um percurso de cerca de 4.5km que pode ser feito em torno de 1h30/ 2horas, dependendo do ritmo e paradas para registros, leituras dos painéis e piquenique.
Há outras atrações próximas, que vale conhecer
Sem contar que tem a opção de prosseguir por essa bela estrada da Gorges de Daluis e conhecer seus pontos turísticos como a Pont de la Mariée e sua lenda, a Tête de Femme e a cascata d’Amen.
Se tiver mais tempo, vale a pena conhecer a bela cidade fortificada de Entrevaux, a pitoresca Daluis no alto de uma montanha,
as charmosas Sausse e Villeplane, incluindo Guillaume, com as ruínas do chateau da rainha Jeanne, construído no século XIII e finalizado por Vauban no século XVII.
Enfim, uma boa opção para um dia ou um fim de semana prolongado com risco de querer se instalar e por lá ficar.
Se já conhece essa trilha conte-nos o que achou.
Se ainda vai conhecer, depois nos diga se gostou.
Inscreva-se no blog e nos aguarde para a próxima caminhada!
Quanta coisa linda. parece ate cenario. E vc descreve mto bem
Exatamente! Eu me sinto parte de um cenário de filme quando estou caminhando nessas belas montanhas, gargantas e florestas dos Alpes de Haute Provence Côte d’Azur.
Lugar lindo! Maravilhoso!
Ao vivo sempre mais bonito! Vale a pena colocar na lista de lugares para conhecer na França.