Visitando Entrevaux.
Antes de tudo, as pequenas cidades medievais já me fascinavam muito antes de colocar meus pés pela primeira vez na Europa.
Ao passo que poder conhecê-las de fato é uma experiência fantástica através do tempo e da história.
Sempre que posso, alterno caminhadas em montanhas, florestas e pequenas cidades.
Eventualmente, muitas dessas são construídas em locais isolados ou até mesmo encravadas no topo de rochedos.
Dessa forma, é difícil imaginar a viabilidade de acesso e habitação em séculos passados.
São centenas de belos vilarejos e povoados espalhados pela França que guardam esse mistério e uma história interessante.
Anteriormente, foi partindo para uma caminhada nas montanhas que descobri Peyresq, Col de Saint Michel, Ondres entre tantas outras que aos poucos vou dividindo com vocês.
Sem falar de Sanary-sur-Mer, meu primeiro “porto” quando cheguei na França em 2017.
ENTREVAUX
Nesse sentido, Entrevaux é mais uma charmosa pequena cidade medieval no Sul da França recentemente classificada entre as 116 mais belas vilas francesas.
É visitar para constatar.
Cerca de 75km de Nice , a cidade hoje é dividida entre os dois lados da rodovia D4202 .
Seguramente, a medieval Entrevaux e seu imponente forte no pico de uma rocha não passam despercebidos ao atravessar a estrada e é um convite para uma parada .
Trilhas e montanhas ao longo do rio Var
Em seu entorno, existem muitas opções de trilhas em montanhas ou às margens do leito do Var, rio que corta a cidade e oferece a magnifica paisagem da Gorges de Daluis.
Ao atravessar a ponte sobre o rio já é possível sentir a atmosfera provençal e a riqueza milenar desse encantador pedacinho da França.
Além disso, é só ultrapassar os enormes portões para ter a sensação de caminhar a passos longos em direção ao passado e a partir daí é deixar a imaginação nos conduzir .
Decerto é passar por pequenas praças e belas fontes.
Da mesma forma, é se deixar perder nas charmosas ruelas floridas, estreitas e tortuosas, testemunhas de uma história entre séculos.
Constantemente, cada casa ou detalhe parece querer nos contar algo que os olhos não são capazes de enxergar.
Opções para compras e gastronomia
Nesse circuito em Entrevaux, tem pequenas boutiques, charmosos restaurantes e também a catedral de Notre-Dame de l’Assomption.
Contudo, o protagonista é o forte no alto da montanha (156 metros de altitude acima de Entrevaux), criado por Vauban, um arquiteto militar francês, nomeado Marechal pelo rei Luiz XIV, com expertise em construção de fortalezas consideradas cinturão de aço impenetrável.
O Forte de Entrevaux
O caminho de acesso ao forte, de cerca de 800 metros, é dividido em nove rampas com uma estonteante vista do seu entorno.
Inevitavelmente, um filme se produz na sua imaginação ao circular sob suas passagens subterrâneas, antigas masmorras e calabouço.
Da mesma forma que fica difícil não se transportar para a vida das pessoas naquela fortaleza.
Feiras tradicionais
Periodicamente, a cidade medieval oferece ainda interessantes feiras ( marche de pouce ou vide graniers) nas quais pode-se encontrar de tudo ( roupas, livros, sapatos, eletrodomésticos, etc), novos e usados, por preços irresistíveis.
Ao mesmo tempo que essas feiras são uma atração e também tradição nos meses quentes do calendário francês.
Seja como for, vale a pena consultar o calendário de eventos para aproveitar ao máximo todos os encantos dessa pequena cidade.
Sem dúvidas, Entrevaux é seguramente um caminho a percorrer durante visita ao Sul da França.