Finalizando nosso primeiro dia de tour pelo deserto de sal na Bolívia, conhecemos a Ilha de Incahuasi. Essa atípica ilha, rodeada de sal ao invés de água, é um dos pontos turísticos do Salar de Uyuni.
Segundo contam , a Ilha Incahuasi é o que resta de um vulcão que ficou anos submerso no imenso lago existente no local. Seu nome significa casa dos incas na língua quechua, o que faz deduzir que naquele lugar tenha sido um ponto de passagem dessa civilização pelo Salar.
Cactus gigantes moldam a silhueta da ilha
Mesmo antes de nos aproximarmos da ilha já podíamos admirar um de seus grandes atrativos que são os cactus gigantes que podem atingir até 10 metros de altura. Alguns desses formam braço como madeira que é utilizada para fabricação de portas.
O ponto mais alto da Ilha Incahuasi oferece uma vista 360⁰ graus do Salar. Para percorrer o trajeto paga-se uma taxa de 30 bolivianos que inclui o uso do banheiro.
Chegamos no local ao mesmo tempo que outros grupos de turistas. Dessa forma ,a trilha para alcançar o topo estava um pouco congestionada. Como resultado, optamos por explorar sua base e ter uma visão diferente da tradicional realizadas nos tours.
O dia já começava a se despedir quando partimos de Incahuasi e o nosso primeiro dia de tour chegando ao seu final com uma última parada no Salar para admirar o por do sol no deserto de sal.
Nesse local o sal se mostrou em forma de pequenas bolas fazendo um desenho especial no solo.
Ainda que o tempo não quisesse colaborar cobrindo o céu de nuvens carregadas, o sol nos presenteou com um magnifico final de jornada no Salar de Uyuni com direito a belas fotos de recordação.
Hotel na Vila de San Juan
Já era noite quando pegamos uma trilha de terra. Nesse meio tempo, uma tempestade caiu acompanhada de raios e trovoadas. Naquela escuridão, não sei como Gonzalo conseguiu chegar ao nosso destino final do primeiro dia de tour. De tal sorte que eram 20 horas quando desembarcamos em frente ao hotel na vila de San Juan onde iríamos passar à noite.
Conforme o combinado, o quarto estava incluso no pacote, contudo, o banheiro era coletivo e a ducha custava 10 bolivianos. Da mesma forma, se alguém quisesse uma toalha, custaria mais 5 bolivianos. Inegavelmente, isso foi uma “surpresinha” de percurso. Só ficamos sabendo no local, porém nada que tirasse o nosso apetite de saborear uma boa sopa de legumes. O segundo prato era uma carne acompanhada de batatas. Eu preferi não saber se era carne de lhama. Assim sendo, comi só a batata e fomos dormir.
O dia seguinte começaria cedo.
Aqui termina o nosso primeiro de três dias de tour pelo deserto de sal da Bolívia. Se chegou aqui por este post, talvez vá gostar também de Tour pelo Salar de Uyuni, Cemitério de trens e Vila de Colchani
Ficou com alguma dúvida? Está gostando da aventura? Deixe seu comentário. Compartilhe em suas redes sociais. Já está inscrito no blog?
Bolivia surpreendendo
Sim. E o melhor está por vir: encarar o desafio do trekking de 3 dias na Cordilheira Real.
Muito interessante!!!
Admiro muito a coragem e o otimismo de vcs.
Sou amiga da Claudinha!!!
Obrigada, Verena. E muito bom saber que você nos acompanha. Aguarde que tem mais aventura na Bolívia.
Qta coisa linda!
Sim. Muito lindo! Não existem palavras que possam descrever a beleza desse lugar.