Rumo a nossa próxima parada, Vila de Colchani. O carro mal havia dado partida e a combinação de ingestão de muito líquido e diurético surtiu efeito.
Eu perguntei ao guia quantos quilômetros até a vila. Ele me respondeu que era perto, mas mesmo assim eu pedi, se poderia dar uma parada rápida na estrada.
Assim que, Gonzalo estacionou e eu desci como um foguete, deixando todos sem entender o que acontecia.
No meio do caminho, uma trompa de lhamas
O local era totalmente plano, árido, praticamente sem vegetação e nenhuma árvore ou pedra à vista. Por isso, eu não pensei duas vezes quando surgiu um pequeno buraco na minha frente. Só depois
constatei que estava sendo observada por uma trompa de lhamas.
Esse foi meu primeiro contato com esse animal típico dos Andes, mas confesso que não tinha qualquer informação sobre elas.
eu retorno ao carro foi em slow motion com um olho na frente e outro atrás. Só bem próxima arrisquei um sprint final.
As lhamas permaneceram onde estavam, mas acompanhando meus passos.
Quando entrei no carro todos estavam com cara de paisagem e nada perguntaram, mesmo assim, expliquei: é o efeito do diurético. Do mesmo modo,mudos continuaram.
Rumo à Vila de Colchani
Logo depois, Gonzalo deu partida em direção à Vila de Colchani, um lugarejo parecendo abandonado como aqueles de filmes de faroeste.
Nesse local, Gonzalo nos mostrou como é feita a produção artesanal do sal, com direito a prática para sessão de fotos , além de compras em uma lojinha de produtos locais e uma feirinha de artesanato.
Produto final, pronto para comercializar. loja de produtos de sal – vila de Colchani
Parada rápida, sem grandes registros, contudo, havia um banheiro, algo que deve-se levar em consideração no tour Salar de Uyuni.
Eu decidi pagar 2 bolivianos e entrar na fila. Dessa forma, meu companheiro de viagem me olhou com cara de interrogação.
Eu sabia que mesmo sem falar estava me perguntando: encore? Eu justifiquei: por prevenção.
E seguimos viagem em direção ao maior deserto de sal: o Salar de Uyuni.
Se você chegou aqui a partir deste post, imagino que também vá gostar de O passo a passo para encarar a Cordilheira Real e também O pré tours na cidade portal para visitar o mágico Salar de Uyuni , ou ainda, O Cemitério de trens de Uyuni.
Bom viajar c suas historias
É sempre bom saber que tenho companhia nas minhas aventuras.