Recomeçar a correr

Parti para recomeçar a correr e com esse recomeçar chacoalhando meu pensamento, depois de decidir fazer vista grossa para o conjunto de objeções que me acompanha desde a largada de 2019. A verdade é que não tem como escapar. Então, o melhor é se inspirar na natureza. Basta dedicar um olhar à mudança de estações para encontrar a resposta que tanto procura: recomeçar é viver.

Recomeçar a correr não permite parar para pensar. A dificuldade não está no correr, mas no recomeçar porque é já ter algum saber sobre o que vai executar e muitas vezes essa lembrança impede alguns, em muitas situações, de querer embarcar nessa modalidade de começar.

Recomeçar a correr é difícil e em qualquer situação. Pode ser atrás de preparo físico, de perda de peso, de índices ou apenas do prazer. Pode ser atrás de um novo emprego, um novo lar, um novo amor ou uma nova vida.

Recomeçar a correr atrás da performance exige disciplina e persistência para ter resultados. Exige sempre se posicionar a favor e não se render aos contras. Exige traçar um objetivo sem temer os obstáculos que encontrar pelo caminho.

Recomeçar a correr atrás de um novo emprego ou lar requer muita determinação para não estacionar diante de diferentes opções. É preciso definir a chegada para escolher o percurso.

Recomeçar a correr atrás de um amor é mais complexo do que é possível imaginar. É preciso conseguir largar, deixando para trás traumas e o que não é para ser guardado.  É preciso incorporar o corredor iniciante com a sabedoria do veterano. Já no percurso, não basta ter encontrado um parceiro. É necessário estar sempre atento em alinhar o ritmo em direção a um único destino, mesmo que não seja o final.

Recomeçar a correr atrás de uma vida é desejar escrever uma nova história, embora já tenha um livro pronto, sem se importar se foi best seller, se encalhou em algum canto de algum lugar ou se prefere esquecê-lo.  É ter criatividade. É usar a experiência adquirida para, se for o caso, transformar a mesma história. É se abrir para um novo, mesmo que seja um olhar sobre o que lá está.

Recomeçar a correr atrás de uma vida, e se for depois dos 60, pode parecer maluquice ou no mínimo brincadeira para alguns que enxergam apenas com o olhar de fora e não de dentro. Que enxergam essa nova fase de uma existência como um término e não um começo.

Recomeçar a correr atrás da performance exige disciplina e persistência para ter resultados.

Recomeçar a correr atrás de uma vida e depois dos 60 é uma largada difícil até para quem passou toda uma vida se preparando para essa corrida. Que dirá para quem chegou na largada sem antes entender o porquê do recomeçar.

Recomeçar a correr atrás de uma vida depois dos 60 muitas vezes é promover uma mudança radical no que já está acomodado e tão enraizado que é preciso uma tempestade daquelas que arrasta tudo e dilacera o coração.  É revirar sentimentos, hábitos e expectativas. É dar mais ênfase ao curto e médio prazo. É promover o presente, diminuir a distância do futuro, sem perder tempo em tentar entender todo o passado.

Recomeçar a correr atrás de uma vida depois dos 60, especialmente para algumas mulheres é acreditar e mostrar que existe essa mulher com sonhos e desejos em constante ebulição, como em qualquer idade.  Que os anos que passam não fazem seleção por gênero e a diferença está apenas na desinformação, preconceito ou cegueira de uma visão.

Recomeçar a correr atrás de uma vida, não importa se depois dos 30, 40, 50, 60 ou mais, é só mais um começar.  É resistir à resistência do passado em não  se transformar em presente  e em insistir em cultivar da mesma forma o que pode ser diferente.

Recomeçar a correr atrás de uma vida em qualquer idade é primeiro de tudo realizar que tem uma vida a ser vivida, que aguarda a sua largada, mas que não tem toda uma vida para esperar decidir que é hora de recomeçar.

Recomeçar a correr
É resistir à resistência do passado em não  se transformar em presente  e em insistir em cultivar da mesma forma o que pode ser diferente.

Comments

O que você achou do post? Comente.