A proximidade que distancia

Pássaro na praça em Strasbourg

Ao aproximar da linha de chegada de 2018, o passo acelera para dar o sprint  final de mais uma corrida em que o principal adversário  ao longo dos 365 dias de trajeto foi o tempo. Para alguns, um percurso tranquilo. Para outros, com alguns obstáculos.

Enquanto a passada avança em direção à 2019, o pensamento segue em sentido contrário e vai fundo buscar na memória o quebra-cabeça de lembranças. É hora de fazer a faxina e só colocar na bagagem o que para o próximo ano vale a pena levar.

Um percurso difícil de enfrentar, principalmente para quem foi buscar uma outra vida em algum lugar. É a hora que a melancolia acha uma brecha e começa a procurar onde vai se instalar. A distância parece alongar-se e também carrega na tinta para colorir o que apenas os olhos da imaginação consegue enxergar. É difícil saber se é o tempo que decide brincar, mas é fato que a distância sempre permite fantasiar. Tudo de longe é mais perfeito do que a realidade pode apresentar.

Garças na Lagoa Rodrigo de Freitas
Garças na Lagoa Rodrigo de Freitas

O maior problema é dar a  largada e não estar preparado para a hora de terminar. Afinal, estar perto ou até mesmo junto não é garantia de estar próximo. Muitas vezes é justamente essa proximidade que distancia e a distância que nos aproxima. É preciso saber dosar na hora de expectar para não se decepcionar.

O perto mascara o tempo e faz  perder tempo, achando que existe todo o tempo para aproveitar esse tempo. O perto adia fazer e dizer ao acreditar que terá tempo para acontecer. Adia sonhos, realidade e até felicidade ao pensar ser possível um dia resgatar o que o tempo se encarregou de levar. Adia também discussões, decisões e declarações ao acreditar dever esperar o tempo certo para falar.

E assim, ignorando o tempo,  deixa de viver bons momentos. O presente é sempre futuro. O agora pode esperar. A única certeza é que os anos correm no tempo ou o tempo corre nos anos e quando decide que quer ao seu lado caminhar já foi sem sequer tê-lo visto passar.

É comum escutar que alguém vai recuperar o tempo perdido. Se até hoje conseguiu encontrar, nada pode provar.  Muitos creem que estão correndo contra o tempo, mas maioria está mesmo é perdendo tempo.

Parar de achar que tem mais tempo que o tempo é o primeiro passo para juntos continuarmos em 2019 a Correr para Recomeçar.

 

Aguardamos todos na próxima largada e boas festas!

Comments

O que você achou do post? Comente.