Jeudis de la Gastronomie: o percurso pelos bastidores da gastronomia francesa

Jeudis de la Gastronomie na Alsacia

A Copa largou, mas  a impressão que tenho é que a torcida, inclusive brasileira, está na fase de aquecimento em Strasbourg. Algumas bandeiras de enfeite nos bares, carros e lojas, mas o ritmo da cidade caminha mesmo é com foco no turismo. Com ou sem largada do verde e amarelo, eu, que já dei a minha largada faz tempo, continuo no percurso para descobrir o que a região da Alsácia tem para oferecer e sempre me surpreender. E foi assim que cheguei no Jeudis de la Gastronomie (quinta-feira da gastronomia).

Nessa caminhada pela França, tenho percorrido trajetos que não estavam nos meus planos. Muitos, conduzida por mãos francesas, como as de Isabelle, proprietária da casa onde estou hospedada. A oportunidade de participar dessa noite dedicada ao top da gastronomia da região surgiu de um convite feito por seu amigo Jean Claude Muller, chef de cuisine e formateur do Centre Européen de Formation et de Promotion Professionnelle par Alternance pour l’Industrie Hôtelière ( CEFPPA Adrien Zeller). O evento, aberto para quem tem ou não talento, é realizado uma vez por mês de setembro a junho no auditório do próprio centro em Illkirch-Graffenstaden.

cartaz do Jeudis de la Gastronomie
Capa do Kit com as receitas do Jeudis de la Gastronomie

Confesso que aprecio a boa comida e também sei cozinhar, mas infelizmente ainda não sai da turma do básico e me contento com o elogio sincero que um dos meus filhos fez quando criança: a comida da mamãe é feia, mas é gostosa. A cada dia me convenço que cozinhar é verdadeiramente uma arte e a falta de dotes culinários talvez tenha contribuído para me inibir no percurso francês e jamais tentar ultrapassar a barreira do saborear o que a boa mesa tem para mostrar.

Mesmo assim, saborear com parcimônia, principalmente os doces. Um percurso difícil com tantas tentações pelo caminho que parecem ter o propósito de encantar primeiro a visão para depois conquistar no paladar. Estão por todos os lugares, em qualquer canto que decide olhar. Muitas vezes, chega a ser necessário os olhos fechar para depois a balança não denunciar. Minha guerra interna é tão grande que uso a tática da distância, mas não deixo de ficar dividida, porque sei que o remorso de um jeito ou de outro virá. E, se for por não experimentar,  imagino o tamanho do pesar.

Tenho tentado bravamente resistir e foi preciso ser sacolejada por um convite dos amigos, para não perder a oportunidade, que surgiu no último minuto do segundo tempo e não me deixou passar em branco um dos principais percursos franceses: a gastronomia.

O auditório com cerca de 90 lugares estava repleto para assistir a apresentação do chef de cuisine Boris Derendinger, do restaurante Le Pont Tournant, do hotel Regent Petite France de Strasbourg, estrategicamente localizado no coração turístico da cidade.

Em cerca de duas horas e meia, percorremos os bastidores de algumas das criações culinárias de Derendinger para os clientes do restaurante. Foram apresentados três pratos salgados e uma sobremesa e o chef pacientemente esclarecia todas as dúvidas dos aprendizes. Ao final de cada produção, uma pequena porção é oferecida a cada participante, sempre acompanhada de uma taça de vinho específico do Domaine Achillée, enquanto um expert, representando a marca, faz uma exposição sobre a produção da bebida. Quase sem perceber vamos entrando de cabeça e estômago na gastronomia e enologia da Alsace, reconhecida internacionalmente.

Kit com as receitas do Jeudis de la Gastronomie
Kit com as receitas do Jeudis de la Gastronomie

O Jeudis de la Gastronomie é de fato uma grande oportunidade para conhecer um pouco da mesa alsaciana. É uma programação diferente e imperdível para quem visita Strasbourg. Para participar é só entrar no site do CEFPPA de illkirch-Graffenstaden e fazer o passo a passo da inscrição. O preço tem variado em torno de 30 a 40 euros.

Além da aula com demonstração e degustação, os participantes recebem um kit com todas as receitas para se habilitar a ter o seu dia de chef e um vale desconto para conhecer o restaurante.  Ao final do encontro, um sorteio de várias garrafas de vinho e de um passe livre para saborear os pratos do conceituado chef de cuisine no seu local de trabalho. Eu não tive a sorte de ser premiada, mas sai satisfeita de ter caminhado por um dos inúmeros percursos gastronômicos da Alsace.

Se vou conseguir reproduzir com arte o que aprendi e degustei? Não sei. Será mais uma parte do trajeto que terei que encarar e quem sabe vou me surpreender e gostar.

Que venham mais! Depois é só correr, zerar a balança e recomeçar!

degustaçao de vinho
Degustaçao de vinho do Domaine ACHILLÉE

 

Gostou deste post? Ficou curioso(a) sobre as receitas do chef Derendinger? Entre em contato conosco e solicite uma dessas apresentadas no kit. (correrpararecomecar@gmail.com)

Comments

O que você achou do post? Comente.