Maratona do Rio, por que correr

Julia e Virginia maratonistas

O passo a passo de mãe para filha

Eu me divido em diferentes emoções na contagem regressiva para a estreia de uma de minhas filhas na Maratona do Rio. Acompanhar de longe os primeiros 42,195 Km de uma filha é uma verdadeira ultramaratona, sem a quilometragem para gastar toda a ansiedade que insiste em acumular. Você quer ver sua filha enfrentar o desafio e ao mesmo tempo a sua experiência passar. Todas as maratonas já feitas parecem brotar e fazer relembrar o que cada um dos quilômetros é capaz de proporcionar. E, apesar de saber que cada maratona é única, você quer aconselhar e dizer porque correr 42,195Km.

Cada maratona é única, filha, mas antes da largada, não esqueça de sintonizar com o seu corpo. Mesmo bem preparada e com a empolgação de quem tem pernas para correr, o percurso é longo e vale a pena saber dosar e poder todo esse completar. As pessoas vão passando. Tem corredor na frente, ao lado e atrás. Siga, sem se preocupar!

Virginia Prado trecho de Maratona
Eu me divido em diferentes emoções na contagem regressiva para a estreia de uma de minhas filhas na Maratona do Rio.

Cada maratona é única, filha, e nos 5km ainda está tudo embolado. É difícil saber quem vai terminar ou em algum ponto parar. Não vale a pena disparar. Dê tempo ao seu corpo de esquentar e o ritmo sem perceber vai chegar. O Recreio pode querer o compasso atrapalhar. Siga, sem se preocupar, a reta é monótona, mas na medida certa prepara mente e corpo para poder enfrentar qualquer obstáculo que cruzar.

Cada maratona é única, filha, mas quem treinou para uma prova de longa distância é neste momento que a resposta chega. Nos 10 km, já na Barra, corpo aquecido, o ritmo muitas vezes pode querer acelerar e com você disputar. Seja firme e bem clara que juntos vão estar até o fim para a prova completar. Siga, porque a monotonia da reta para trás vai ficar.

Júlia treina para enfrentar a sua primeira Maratona
Você quer ver sua filha enfrentar o desafio e ao mesmo tempo a sua experiência passar.

Cada maratona é única, filha, mas é nos 21km que completou metade do percurso e a mente pode querer te testar logo em seguida na curta subida do elevado do Joá. É hora de lembrar quantas vezes com sucesso alcançou a Vista Chinesa. A mente precisa de incentivo e seu corpo de respostas. Siga em frente, porque é a partir de agora que a corrida vai começar. Milhões de descobertas estão por vir e tenho certeza que vai gostar de experimentar.

Cada maratona é única, filha, e, se a barreira dos 30 km existe na cabeça ou no preparo físico, mantenha o foco e avance sem ultrapassar seu limite. Nessa altura, a endorfina já vai mostrar por que veio e começar a colaborar, para mais prazer obter aos percorrer a última etapa da prova. Ao entrar em Copacabana não imagine que está a delirar e com a sensação de que corre, mas não consegue no Leme chegar. Lembre-se que a orla de Copacabana, apesar de “princesinha”, é traiçoeira e que do Posto Seis ao Leme tem que dar muito mais passadas do que à primeira vista pode pensar.

Cada maratona é única, filha. Entrou em Botafogo e faltam poucos quilômetros para completar o desafio. Antes, porém, alguns obstáculos no caminho para não te deixar esquecer que maratona não basta correr. Túneis à vista! Mas são curtos e pode ser que nem perceba a sensação sufocante nessa altura da prova. A linda paisagem que pôde desfrutar durante todo o percurso ainda vai estar na memória. Falta pouco para comemorar, mas, não esqueça dos 195 metros, que muitos arredondam para facilitar na hora de falar. A mente não pode achar que nos 42 Km é hora de parar. Use de combustível a alegria para a maratona finalizar. Cruze a linha de chegada e certamente percebera porque resolveu encarar esse desafio.

Julia corre a Maratona do Rio 2018
Acompanhar de longe os primeiros 42,195 Km de uma filha é uma verdadeira ultramaratona.

Cada maratona é única, filha, e não é só para quem tem preparo físico. É saber como largar, avançar, dosar e chegar. É ter pernas e principalmente cabeça. Maratona exige estratégia para correr. É aprender, questionar, vibrar, sofrer, viajar por dentro e por fora e se superar. É crescer para saber com os desafios da vida lidar e não desistir de correr e seus sonhos e metas buscar.

Cada maratona é única, filha. É estar só no meio da multidão, compartilhar o ritmo com quem nunca viu, descobrir uma capacidade de vencer obstáculos e uma coragem de seguir sempre em frente e a linha de chegada alcançar.

Cada maratona é única, filha, e faz não ter idade para querer, poder e conseguir completar.

Essa verdadeira magia que vai descobrir é o que me faz depois de anos ainda desejar participar.

Boa Corrida!

Comments

  1. Maúde says:

    Que post lindo!!! Sua experiência com certeza será de muita valia pra ela!!!! Adorei!! Boa corrida Julia!!! Beijo

  2. Gisele says:

    Que lindo, a sua filha seguindo os seus passos. Ótima maratona para ela, que os 42,195 km sejam, além de um percurso cheio de surpresas, uma vida cheia de alegria, desafios. Desejo a ela uma grande corrida.

    • Virginia Prado says:

      Obrigada!De tanto ver a mãe encontrar na corrida uma fonte de prazer, inspiração e força para superar os obstáculos da vida, resolveu experimentar…

    • Virginia Prado says:

      Obrigada, filha! Seu combustível é sua força interior e determinação. Tinha certeza que faria uma bela corrida.

O que você achou do post? Comente.