Da montanha ao mar e muito tempo para pensar

Da montanha ao mar e muito tempo para pensar, durante o percurso Ollioules a Sanary sur Mer. Um verdadeiro paraíso de corredores, ciclistas e caminhantes, que atravessa vinhedos, olival e granja passou a ser meu trajeto diário, após uma mudança temporária para Ollioules.
Com a chegada do verão, Sanary torna-se destino de milhares de franceses, alemães e também ingleses. Se existe a rivalidade França e Inglaterra, Sanary certamente é o local de trégua onde todos querem juntos aproveitar ao máximo a intensa programação da estação e a beleza natural da cidade. É a época de conquistar o turista e ganhar dinheiro com o turismo. O aluguel praticamente triplica e, mesmo assim, é difícil conseguir algum imóvel disponível sem reservar com bastante antecedência.
Cheguei a imaginar ter que sair da região à francesa ou à inglesa, aqui, já não sei qual o termo usar, mas com a ajuda de amigos franceses, acabei me instalando aos pés da Gros Cerveau, a montanha cheia de mistérios e surpresas que tanto me encantou.

da montanha ao mar vinhedos
da montanha ao mar vinhedos

Sanary e Ollioules são bem próximas, como se fossem bairros no Rio de Janeiro. Do centro de uma cidade à outra são cerca de 6km. Mas, só existe transporte público de Ollioules até a gare, que fica na metade do caminho e atende às duas cidades. Mesmo assim, com horários espaçados.
Em Ollioules, talvez por estar mais afastada da brisa do mar, a sensação é de ser mais quente. Reprogramar meus percursos e, principalmente, dar partida teve que ser quase no tranco. Durante alguns dias, fiz o trajeto principal dos carros que já era conhecido.  O calor dá desânimo até de pensar e promover qualquer alteração mais difícil.
Em um simples percurso, de corrida ou de vida, é mais fácil ligar o automático e seguir. Mudanças podem provocar reações físicas ou mentais, boas ou ruins, que você só vai saber se experimentar. É difícil tomar coragem de dar a largada.
Ao colocar os pés na rua, o primeiro trecho que me aguarda é o início da subida do Gros Cerveau. Cerca de 1.5km, mas com inclinação suficiente para amedrontar qualquer corpo e mente ainda ao despertar. O segredo é não parar para pensar.
Qualquer início é sempre difícil, ainda mais de um trajeto que não faz ideia se vai encontrar muitas subidas e descidas; se vai dar muitas voltas e até mesmo se vai conseguir chegar a algum lugar. Mas a surpresa pode estar a te esperar e é com isso que se deve contar.
No caminho alternativo de Ollioules a Sanary, eu encontrei, lindas paisagens, tranquilidade e percursos, com diferentes graus de dificuldade e quilometragem, que eu jamais poderia imaginar.

Chemin de la Tourelle

No caminho alternativo de Ollioules a Sanary, eu estou em um curto espaço de tempo no campo e no mar. Eu me refresco na sombra das árvores até chegar na brisa do mar. Eu aproveito os momentos de silêncio do percurso para avaliar e corrigir as passadas, externas e internas, e poder focar onde quero chegar, sem me preocupar com o tempo que vou gastar.
Ao todo, são cerca de 12 km de corrida até a praia de Portissol, que tem sido meu ponto de chegada. Depois, mais 6km de caminhada no retorno para casa. Quem sabe, após o verão, se eu aqui continuar, eu consiga correr, ida e volta, sem parar.
Aos poucos, eu e minha corrida vamos nos encontrando pelos caminhos que vamos experimentando.

Percursos Ollioules/ Sanary

Início:  rue René Cassin/ Route du Gros Cerveau

1) Chemin de la Tourelle +Chemin de la Vernette

2) Chemin de la Tourelle + Chemin Annexe de Pierredon + Chemin de Devinotte

3) Chemin de la Tourelle + Chemin de la Coletta + Chemin de Devinotte

4) Chemin de la Tourelle + Chemin de la Tousque + Chemin de la Coletta+ Chemin de Devinotte

Final: rue des Micocouliers+ rue des Lauriers + Chemin de l’huide +Corniche du Soleil+ Avenue de la Resistence + Route de Bandol + Avenue du Prado+ Allée Louise + Boulevard de la Plage Beaucours + Avenue de Segur + Avenue de la Corniche + Avenue Frederic Mistral + Plage de Portissol

Gostou deste post? Deixe um comentário.

Comments

  1. marisa says:

    UAU temos uma avenida ai com nosso nome?
    E que praia e essaaaaaa? A agua e quente? Se for da vontade de ficar ai pra sempre!
    E a cor do ceu uma coisa

O que você achou do post? Comente.