Todo dia é dia de feira em Sanary-sur-Mer, mas o Grand Marché é uma atração especial. Todas as quartas-feiras, de 8h às 13h, o movimento é grande do porto até o final da Allée D’Estienne D’Orves.
Faça frio ou calor, turistas e nativos se encontram na feira para apreciar as novidades, fazer compras por um bom preço, mas, principalmente, poder aproveitar para colocar a conversa em dia. O evento é um ponto de encontro para velhas e novas amizades, um colírio para os olhos e uma tentação para conseguir manter a boa forma física.
Nesse dia, a tradicional feira de alimentos, que acontece durante toda a semana, ganha um colorido diferente e se mistura a várias barracas de diversos produtos. Por aqui Você encontra de tudo para comprar, desde relógios, roupas, acessórios, sapatos, óculos até colchão. Na parte de alimentos, é possível experimentar iguarias de outros lugares como Córsega, Itália, Suíça. Contudo, não encontrei barraca do Brasil.
Aliás, ainda não encontrei brasileiros desde que cheguei em Sanary. Em uma das minhas oportunidades de bate-papo com moradores, tive notícias de que não sou a única na cidade. Mas, certamente, somos poucos. Talvez, porque, assim como eu, a maioria dos brasileiros não tem muita informação sobre esse cantinho de terra banhado pelo Mediterrâneo na região de Provence-Alpes-Côte D’Azur, chamado Sanary-sur-Mer.
Horário impecável para o fim do evento
Algo que me chamou a atenção, não só no Grand Marché, mas também na feira de todos os dias, é o compromisso com o horário de encerramento e o cuidado com a higienização do local. Cerca de meia hora antes do previsto para o término, os ambulantes começam a recolher seus produtos. Se você quiser pegar a chepa tem que ser muito rápido. Por volta das 13 horas, um caminhão de higienização começa a fazer a limpeza e, pouco depois, se você passar por ali, não vai imaginar que naquele local aconteceu uma feira.
Como saio cedo para correr, precisei de duas quarta-feiras para finalmente conseguir conciliar o retorno da corrida com um tempo suficiente para dar uma boa espiada no Grand Marché de Sanary e sair com a consciência pesada.
Gostou deste post? Deixe um comentário. Curta e compartilhe em suas redes sociais.
Q festa!
Ai que delicia! Adoro feirinhas…
Estas feiras da Provance são geniais!! Acho que vou ter que ir pessoalmente pra checar!!! Bj